1.1. O que é Open Office Impress
O pacote de aplicativos Open Office foi o primeiro produto a trazer os benefícios do software de código aberto a uma grande massa de usuários, distribuindo de forma completamente gratuita ferramentas de produtividade absolutamente essenciais no dia-a-dia.
Open Office Impress é um software de apresentação gráfica onde você poderá ilustrar, organizar e expor suas idéias de maneira fácil e profissional. Você poderá criar apresentações para uma reunião, para uma palestra ou para utilização através da Internet.
1.2. Alguns Recursos de Impress
· Capacidade de gerar apresentações eletrônicas, utilizando a tela de um microcomputador, slides de 35 mm, transparências coloridas e em preto e branco;
· Além de slides, você pode imprimir folhetos para o público, estrutura de tópicos e anotações da apresentação;
· Você pode formatar todos os slides de sua apresentação para que tenham a mesma aparência, ou mesmo modificar a aparência geral da apresentação utilizando o poderoso Slide Mestre;
· Oferece diversos modelos de slides que podem ser aplicados às apresentações;
· Possui uma galeria de desenhos já prontos que você pode introduzir em suas apresentações;
· Oferece uma barra de ferramenta com formas já prontas (quadros, setas, triângulos, cubos etc.) que podem ser introduzidas nos slides;
· Várias maneiras de visualização: slides, estrutura de tópicos, classificação de slides, anotações e apresentação de slides;
· Correção ortográfica e verificação de estilo;
· Recursos para apresentações multimídia, tais como inclusão de sons e vídeo;
· Oferece animações e sons que podem ser adicionados à composição de objetos e textos;
· Esquema de cores já definidos, por meio dos quais você poderá escolher a melhor combinação de cores;
· Diversos efeitos para a transição entre slides;
· Assistente de viagem que permite compactar e salvar sua apresentação, juntamente com os arquivos vinculados e de multimídia, para apresentações em diferentes locais;
· Recursos para criação de gráficos;
· Permite configurar ações (como por exemplo: ir para próximo slide, ir para o primeiro slide, carregar um programa executável) para objetos e textos;
· Barra de ferramentas Web, que permite a navegação pelas páginas Web da Internet;
· Criação de hiperlinks;
· Gravação e abertura de arquivos em formato HTML.
1.3. A Instalação de Impress
Nota: Devido ao fato de Open Office ser um pacote de aplicativos de código aberto e gratuito, com o passar dos dias novas versões são disponibilizadas. Mas não se preocupe, a funcionalidade do aplicativo não mudará muito.
Para instalar o pacote Open Office:
1. Entre no site www.broffice.org/download.
2. Clique no link “Instale agora o BrOffice 2.3.0”. Escolha o local em que o arquivo de instalação será gravado.
3. Dê um duplo-clique no arquivo de instalação. Siga as instruções dadas pelo assistente.
1.4. A Iniciação de Impress
Para carregar Impress através do menu “Iniciar”:
1. No menu “Iniciar”, aponte para o comando “Todos os programas”.
2. Aponte em seguida para “BrOffice.org 2.3” e clique em “BrOffice.org Impress”.
Ao iniciar Impress, a caixa de diálogo “Assistente de Apresentações” será aberta. Essa caixa de diálogo permite que você inicie uma apresentação em branco ou que você abra uma apresentação já existente.
Para iniciar uma apresentação em Impress:
1. Na caixa de diálogo “Assistente de Apresentações”, Figura 2, selecione a opção “Apresentação vazia”.
2. Clique no botão “Próximo”. A caixa de diálogo com a segunda etapa do “Assistente de Apresentações” será apresentada, Figura 3.
3. Na caixa de lista “Selecione um design de slide” selecione a opção “Planos de fundo para apresentações”.
4. Na lista de opções, clique em “Tons Suaves”.
5. No grupo “Selecione uma mídia de saída” mantenha a opção “Tela” selecionada.
6. Clique no botão “Próximo”. A caixa de diálogo com a terceira etapa do “Assistente de Apresentações” será apresentada, Figura 4.
7. Nesta terceira etapa, não selecione nenhuma dos efeitos, pois falaremos sobre efeitos de slides posteriormente.
8. Clique no botão “Criar”. A janela do Impress será apresentada, Figura 5.
1.5. A Janela de Impress
Ao iniciar Impress, a janela do aplicativo é aberta e dentro dela há a janela de trabalho, chamada janela de apresentação. Você pode ter diversas janelas de apresentação dentro da janela do aplicativo.
A seguir, veja os componentes da janela de Impress:
2. Barra de menus: contém os nomes dos menus disponíveis para o aplicativo Impress.
3. Barra de ferramentas “Padrão”: contém botões básicos que permitem executar operações básicas rapidamente.
4. Barra de ferramentas “Formatação”: contém botões de formatação, que neste caso refere-se às formatações para linhas e preenchimento. Estes botões permitem executar operações de formatação rapidamente. Essa barra de ferramentas muda de acordo com o objeto que você está utilizando.
5. Slides em Miniatura: área onde você irá criar ou visualizar miniaturas dos slides.
6. Guias de modo de apresentação: cada modo de apresentação fornece uma maneira diferente de visualizar a apresentação. Impress possui cinco modos de apresentação: “Normal”, “Estrutura de tópicos”, “Notas”, “Folheto” e “Classificador de Slides”.
7. Modo Normal: área onde você irá criar ou visualizar o conteúdo de cada slide.
8. Barra de ferramentas “Desenho”: possui vários recursos de desenho para você utilizar em sua apresentação.
9. Painel de Tarefas: apresenta as tarefas mais comuns, organizadas em painéis exibidos ao lado da sua apresentação.
10. Layouts: apresenta alguns layouts para serem utilizado na apresentação.
1.6. Barras de Ferramentas
Impress possui um conjunto de barras de ferramentas para auxiliar na criação dos slides. As barras são exibidas de acordo com o modo de apresentação.
1. No menu “Exibir”, aponte para o comando “Barras de ferramentas”.
2. Ative a barra de ferramentas que deseja exibir clicando sobre ela, e desative as caixas de verificação das barras de ferramentas que deseja ocultar.
Barra de ferramentas “Padrão”

1. Novo
2. Abrir
3. Salvar
4. E-mail
5. Editar arquivo
6. Editar PDF
7. Imprimir
8. Verificar ortografia
9. Auto verificação ortográfica
10. Recortar
11. Copiar
12. Colar
13. Pincel
14. Desfazer
15. Refazer
16. Gráfico
17. Planilha
18. Inserir hiperlink
19. Exibir grade
20. Navegador
21. Zoom
22. Ajuda
Barra de ferramentas “Formatação”

2. Linha
3. Estilo de Seta
4. Estilo de Linha
5. Largura da Linha
6. Cor da Linha
7. Área
8. Estilo de Área
9. Preenchimento
10. Sombra
Barra de ferramentas “Desenho”

2. Linha
3. Seta
4. Retângulo
5. Elipse
6. Texto
7. Curva
8. Conector
9. Formas Básicas
10. Formas de Símbolo
11. Setas Largas
12. Fluxogramas
13. Textos Explicativos
14. Estrela
15. Pontos
16. Pontos de colagem
17. Galeria FontWork
18. Do arquivo
19. Gallery
20. Girar
21. Alinhamento
22. Organizar
23. Ativar/Desativar Extrusão
24. Interação
Ao iniciar o Impress algumas configurações são adotadas como padrão. No entanto, é conveniente saber que essas configurações podem ser alteradas a qualquer momento.
Algumas configurações padrão são exibidas na caixa de diálogo “Opções” e estão distribuídas entre as guias da caixa de diálogo.
Para alterar as configurações do Impress:
1. No menu “Ferramentas” clique no comando “Opções”. A caixa de diálogo “Opções” será apresentada. A Figura 10 exibe a caixa de diálogo com as opções “Geral” do Impress.

Além das configurações padrão definidas na caixa de diálogo “Opções”, Impress atribui configurações padrão para os objetos, como tipo de fonte, cor de preenchimento, tipo de linha, esquema de cores, zoom e outros.
Nota: No momento apenas observe as configurações padrão. Essas opções serão vistas no decorrer do texto, no momento adequado.
Aula 03 - Atividade 01 (presencial)
- Nome da sua escola;
- Identificação da sua apresentação;
- Nome completo dos componentes da equipe.
Próximos slides:
- Gravuras devidamente focadas no tema;
- Texto relativo ao tema.
- Referências webgráficas.
Postagem:
- Salvar em: word 97 e colocar no GOOGLE DOCS:
- Fazer Upload;
- Compartilhar - publicar como página da web;
- Clicar em: Republicar automaticamente quando houver alterações;
- Voltar em compartilhar e obeter link para compartilhamento;
- Permitir que qualquer pessoa com o link possa visualizar;
- Selecionar e copiar o link de compartilhamento e colar na página do seu blog.
- colocar o título de: Aula 03 - Atividade 01 (presencial)
Aula 03 - Atividade 02 (à distância):
02. Criar uma apresentação relativa a uma atividade pedagógica pessoal (pode conter fotos do projeto ou relativas ao mesmo pesquisadas na web).
Tente transformar o link da apresentação em um nome.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Com Carinho
Eliane Tomelin
________________________________
Aula 03 - atividade 01 (presencial)
APRESENTAÇÃO UTILIZANDO O OPEN OFFICE IMPRESS
APRESENTAÇÃO TEMA LIVRE
Para ver a atividade de cada cursista, basta clicar sobre o seu nome
(só poderá ser visualizada quando o nemo estiver colorido).
Ângelo
Camila
CÁSSIA
Denan
DIEGO
Dilza
ELIANE
FERNANDA
IRACI
JEAN
Leandro
Magali
MÁRCIA
MARIA HELENA
Mariane
MILENA
NATÁLIA
PRISCILA
STELA
Aula 03 - atividade 02 (à distância)
APRESENTAÇÃO UTILIZANDO O OPEN OFFICE IMPRESS
TEMA: ATIVIDADE PEDAGÓGICA PESSOAL
Para ver a atividade de cada cursista, basta clicar sobre o seu nome.
Angelo
Camila
Cássia
Denan
DIEGO
Dilza
Eliane Kurek
Fernanda
Iraci
JEAN
Leandro
Magali
MÁRCIA
Maria Helena
Mariane
MILENA
NATÁLIA
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